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•••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••• o Porto não pode afundar

sexta-feira, 2 de maio de 2008

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Publicada por charlie portuense à(s) 13:51

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"O grande problema nacional é a mediocridade e a resignação à mediocridade"

José Saramago

by charlie portuense

Manter o Bolhão sem "ashoppinzamentos"

Manter o Bolhão sem "ashoppinzamentos" é, afinal, um exercício de mero bom senso, bastando saber aprender com os outros, seja com os seus erros (aconselha-se à Câmara e à Tramcorne uma visita ao que existe em Paris no lugar do mercado Les Halles e cuja demolição hoje se discute) e nos seus sucessos (veja-se o Mercado da Boqueria, em Barcelona, ou o mercado central de Frankfurt). Porque o Bolhão que temos, como mercado, faz falta ao Porto para criar uma nova relação da cidade com o campo (com produtos biológicos ou certificados, por exemplo); para apoiar a ocupação residencial da Baixa (que ainda se pretende, certo? E que precisa de comprar alimentos, certo?) e porventura mais ainda, para o desenvolvimento do turismo, já que os visitantes procuram emoções e atmosferas diferenciadoras e não tanto os espaços comerciais estandardizados.

José Rio Fernandes, Geógrafo
(by Charlie Portuense)

: ( - JPN-Promotora diz que demolição do interior do Bolhão é uma "inevitabilidade"

Rentabilidade económica exige aumento do espaço disponível. Projecto deverá ser viabilizado na Assembleia Municipal com protesto à porta da câmara.

A demolição do interior do Mercado do Bolhão, no Porto, é uma "inevitabilidade" para garantir que possa ser recuperado o investimento, afirma Pedro Neves, engenheiro da TramCroNe, empresa que venceu o concurso para a reabilitação e exploração do edifício.

O projecto da TramCroNe deverá ser aprovado esta segunda-feira, à noite, na Assembleia Municipal do Porto, com os votos contra do PS, CDU e BE e a favor do CDS e PSD. Às 20h30, meia hora antes do início da reunião, haverá uma manifestação frente à Câmara do Porto.

"Com as rendas que os comerciantes pagam, era impossível recuperar o investimento. Para mantermos os comerciantes e não aumentar (ou aumentar o menos possível) as rendas, tínhamos que aumentar o espaço", explica Pedro Neves em declarações ao JPN. O investimento da TramCroNe será de 50 milhões de euros.
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